
O Portal Bitcoin News publicou a alguns dias atrás que a província de Quebec, no Canadá, está tentando atrair mineradores chineses de Bitcoin para o país. Quebec está alavancando sua economia, ‘oferecendo’ seu clima frio e seu grande potencial energético com eletricidade barata.
Em entrevista ao Bitcoin News, Fooad Nejad, vice-presidente da empresa de consultoria em data-centers, Kelvin Emtech, com sede em Montreal, disse que as empresas chinesas estão com o ‘tempo muito limitado’ e com muito dinheiro para investir, querendo iniciar suas operações o mais rápido possível. Nejad disse ainda, que o interesse chinês na região começou a 6 meses e aumentou significativamente no último mês (dez/2017).
A empresa canadense Kelvin Emtech já assinou contratos para vários megawatts e está em negociação com muitos outros. Nejad também disse que os investidores chineses explicaram que querem mudar a operação de mineração para o Quebec:
“Porque as tarifas de eletricidade e as condições climáticas são muito favoráveis”.
Bitmain Technologies de Olho em Quebec
Um dos maiores players desta indústria, a Bitmain Technologies Ltd., com sede em Pequim (ASIC chips), agora é conhecida publicamente por procurar presença em Quebec. O porta-voz da empresa, Nishant Sharma, disse à Reuters agência de notícias na sexta-feira que Bitmain estava examinando possíveis locais na província e também conversando com autoridades regionais de energia elétrica. A empresa recentemente criou uma filial em Zug, Suíça como parte de seus planos de expansão global.
O reportagem também vinculou essa migração à possível repressão do governo chinês aos mineradores de criptomoedas. “Assim como nós, muitos de nossos colegas, já estão fazendo planos de ir para o exterior”, disse Li Wei, CEO da ZQMiner, uma empresa de equipamentos de mineração Bitcoin que opera em três províncias chinesas.