Recentemente a Twitch passou a aceitar criptomoedas como forma de pagamento para a sua plataforma de livestream. Agora é a vez do Pong, clássico da Atari, chegar na blockchain.
A editora de videogames Atari se uniu à empresa de crypto-gaming de Hong Kong, Animoca Brands, para trazer o clássico dos anos 70, juntamente com outros 14 títulos, para o mundo das criptomoedas.
A Animoca Brands anunciou nesta terça-feira, que a Atari concedeu a ela, os direitos de publicação de versões baseadas em blockchain desses jogos, incluindo Asteroids, Lunar Lander e Centipede. A Animoca deterá os direitos exclusivos para fornecer conteúdo de blockchain para o próximo console de videogame da Atari, o Atari VCS, onde velhos e jovens jogadores podem jogar todo o rico acervo de clássicos da Atari.
“Nossa ambição para o Atari VCS é desenvolver um ecossistema que dê aos usuários acesso ao maior número de ferramentas para criação e entretenimento”, disse Frederic Chesnais, CEO da Atari, em comunicado. “Os jogos em Blockchain dentro de um mundo virtual são o exemplo perfeito para os tipos de entretenimento que queremos propor à base de usuários do Atari VCS”.
O anúncio de terça se estende ao acordo original de licenciamento da Animoca Brand com a Atari, em dezembro de 2018. A diferença é que agora, outros 15 jogos foram anunciados. A Animoca ganhará os direitos de mais 13 jogos da Atari assim que certas condições forem atendidas.
Tokens Únicos
A Animoca Brands está particularmente interessada em integrar tokens não fungíveis (NFTs) nos jogos. As NFTs são tokens únicos e colecionáveis, o mesmo tipo de tokens dos CryptoKitties. Isso faz do VCS da Atari o “primeiro console dedicado a jogos blockchain do mundo”, afirmou em comunicado à imprensa.
“Estamos muito animados com a oportunidade de lançar esses jogos nostálgicos e que fizeram história, no futuro”, disse Yat Siu, co-fundador e presidente da Animoca Brands. A empolgação tem um preço: a Animoca concordou em pagar cerca de US$ 4 milhões em taxas de licenciamento.
A Animoca Brands é talvez mais conhecida por publicar The Sandbox, um jogo de construção de mundos baseado em 3D Voxel que permite comprar lotes de terra (usando sua moeda, “SAND”) e compartilhá-los com outros usuários. O jogo tem vários milhões de dólares em financiamento e é apoiado pelos desenvolvedores de Final Fantasy Square Enix e Klaytn, com sede na Coréia do Sul.